Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalMahecha, DanyMaia, LucélidaSandoval, Layane2024-08-222024-08-222024https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/86749fotografíasEste estudo aborda a complexidade da educação em contextos multiculturais e multilíngues, com foco na Escola Estadual Duque de Caxias, localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A pesquisa visa entender o impacto das diferenças linguísticas e culturais na dinâmica educacional e no aprendizado de alunos que não têm o português como primeira língua e estudam no turno noturno. Utilizando uma metodologia qualitativa, incluindo etnografia de aula, auto etnografia, observação participante e entrevistas, este estudo caracteriza os perfis socioculturais e educacionais dos membros da comunidade educativa e examina as práticas pedagógicas implementadas. Os resultados revelam que os principais desafios enfrentados pelos alunos vão além das barreiras linguísticas, incluindo também questões culturais que afetam a comunicação em sala de aula e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Foi observado que a diversidade linguística e cultural, apesar de enriquecer o ambiente educacional, exige abordagens pedagógicas especializadas e adaptativas. A pesquisa destaca a necessidade de formação contínua dos professores para lidar com a diversidade e promover uma educação intercultural. Além disso, enfatiza a importância de políticas educacionais que valorizem a diversidade cultural e linguística, fornecendo recursos adequados para tais ambientes. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios em ambientes educacionais multilíngues e multiculturais, oferecendo diretrizes práticas para educadores e formuladores de políticas. Ressalta a importância de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptativas para melhorar o aprendizado de alunos não falantes de português e enriquecer a experiência educacional para todos. (Texto tomado de la fuente)Este estudio aborda la complejidad de la educación en contextos multiculturales y multilingües, centrándose en la Escuela Estatal Duque de Caxias, ubicada en la triple frontera entre Brasil, Colombia y Perú. La investigación tiene como objetivo comprender el impacto de las diferencias lingüísticas y culturales en la dinámica educativa y el aprendizaje de los estudiantes que no tienen el portugués como primera lengua y esta población es estudiante de la nocturna. Utilizando una metodología cualitativa, que incluye etnografía de clase, observación participante y entrevistas, este estudio caracteriza los perfiles socioculturales y educativos de los miembros de la comunidad educativa y examina las prácticas pedagógicas implementadas. Los resultados revelan que los principales retos a los que se enfrentan los estudiantes van más allá de las barreras lingüísticas, incluyendo también las cuestiones culturales que afectan a la comunicación en el aula y, en consecuencia, al proceso de aprendizaje. Se ha observado que atender la diversidad lingüística y cultural en el aula, a pesar de enriquecer el entorno educativo, requiere enfoques pedagógicos especializados y adaptativos. La investigación destaca la necesidad de formación continua de los profesores para hacer frente a la diversidad y promover la educación intercultural. Además, hace hincapié en la importancia de las políticas educativas que valoran la diversidad cultural y lingüística, proporcionando recursos adecuados para tales entornos. Este estudio contribuye a la comprensión de los retos en los entornos educativos multilingües y multiculturales, ofreciendo directrices prácticas para educadores y formuladores de políticas. Destaca la importancia de las estrategias pedagógicas inclusivas y adaptativas para mejorar el aprendizaje de los estudiantes que no hablan portugués y enriquecer la experiencia educativa para todos.This study addresses the complexity of education in multicultural and multilingual contexts, focusing on the Duque de Caxias State School, located on the triple border between Brazil, Colombia and Peru. The research aims to understand the impact of linguistic and cultural differences on the educational dynamics and learning of students who do not have Portuguese as their first language and study at night. Using a qualitative methodology, including classroom ethnography, autoethnography, participant observation and interviews, this study characterizes the sociocultural and educational profiles of the members of the educational community and examines the pedagogical practices implemented. The results reveal that the main challenges faced by students go beyond language barriers, also including cultural issues that affect communication in the classroom and, consequently, the learning process. It was observed that linguistic and cultural diversity, despite enriching the educational environment, requires specialized and adaptive pedagogical approaches. The research highlights the need for continuous training of teachers to deal with diversity and promote intercultural education. Furthermore, it emphasizes the importance of educational policies that value cultural and linguistic diversity, providing adequate resources for such environments. This study contributes to the understanding of the challenges in multilingual and multicultural educational environments, offering practical guidelines for educators and policy makers. It highlights the importance of inclusive and adaptive pedagogical strategies to improve the learning of non-Portuguese speaking students and enrich the educational experience for all. XVII, 148 páginasapplication/pdfporhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/370 - Educación400 - Lenguas::407 - Educación, investigación, temas relacionadosProcessos de aprendizagemeducaçãoDificuldades de comunicação e aprendizagem em um contexto multilíngue: a experiência na Escola Estadual Duque de Caxias no município de TabatingaTrabajo de grado - MaestríaUniversidad Nacional de ColombiaRepositorio Institucional Universidad Nacional de Colombiahttps://repositorio.unal.edu.co/info:eu-repo/semantics/openAccessPrácticas pedagógicas interculturalesBilingüismoTriple frontera Brasil, Colombia y PerúTríplice fronteira Brasil, Colômbia e PeruBilingualismIntercultural pedagogical practicesPráticas pedagógicas interculturaisEducaciónEducationLearning processesProceso de AprendizajeEstrategias educativasEducational strategiesEstratégias educacionaisDificultades de comunicación y Aprendizaje en un contexto Multilingüe: la experiencia en la escuela Estatal Duque de Caxias en el Municipio de TabatingaCommunication and learning difficulties in a multilingual context: the experience at the Duque de Caxias State School in the municipality of Tabatinga