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dc.rights.licenseAtribución-NoComercial 4.0 Internacional
dc.contributor.authorGonzález, Jorge Iván
dc.contributor.authorBonilla Sebá, Edna
dc.contributor.authorGuerrero Chaparro, Germán
dc.date.accessioned2019-06-26T15:36:40Z
dc.date.available2019-06-26T15:36:40Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.urihttps://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/32662
dc.description.abstractPropomos, através da metodologia do BSC um mapa estratégico para a Empresa de Aqueduto e Esgoto de Facatativá (EAAF) que sirva para definir, articular e priorizar objetivos, tornar explícita a estratégia da organização e propor indicadores de avaliação de desempenho de acordo com a normatividade. Por outro lado, nas empresas de serviços públicos existe uma tensão entre os critérios de eficiência e eqüidade como conseqüência da restrição de recursos. O marco normativo sobre tarifas impõe condições que não necessariamente cumprem com o princípio de eqüidade que propomos no estudo. Para nós um subsídio é eqüitativo se consegue que a tarifa que pagam os pobres, como porcentagem de sua receita, seja inferior da que pagam os lares ricos. A regulação colombiana em matéria de serviços públicos não favorece uma melhor distribuição da receita no país.
dc.description.abstractNous proposons, avec la méthodologie du BSC une carte stratégique pour l´Entreprise des Eaux et des Égouts de Facatativa (EAAF) qui permette de définir, d´articuler et d´établir les priorités des objectifs, d´expliciter la stratégie de l´organisation et de proposer des indicateurs d´évaluation du rendement selon la règlementation. D´autre part, il existe une tension entre les critères d´efficacité et d´égalité dans les entreprises de service public en raison de la restriction des ressources. Le cadre de la réglementation des tarifs impose des conditions qui ne correspondent pas nécessairement au principe d´égalité que nous proposons dans l´analyse. Pour nous une subvention est équitable si elle permet que le tarif payé par les pauvres, en pourcentage de leurs revenus, soit inférieur à celui payé par les foyers riches. La régulation colombienne en matière de service public ne favorise pas une meilleure distribution des revenus dans le pays
dc.description.abstractA strategic map was proposed for Empresa de Acueducto y Alcantarillado de Facatativá (EAAF) using BSC methodology for defining, coordinating and prioritising objectives, making the organization's strategy explicit and proposing indicators for evaluating performance in line with existing regulations. Tension exists between the criteria of efficiency and equity in public service companies resulting from resources being restricted. The regulatory framework concerning tariffs imposed conditions which did not necessarily comply with the principle of equity as proposed in this study. A subsidy is equitable (in our view) if it can ensure that the tariff paid by poor people (as a percentage of their income) is less than that paid by people from rich dwellings. Colombian regulation regarding public services does not favour better income distribution in the country
dc.description.abstractEste documento analiza la dificultad en la fijación y priorización de objetivos y gestión en empresas públicas de servicios públicos domiciliarios. Proponemos, por medio de la metodología del BSc, un mapa estratégico para la Empresa de Acueducto y Alcantarillado de Facatativá (EAAF) que sirva para definir, articular y priorizar objetivos, hacer explícita la estrategia de la organización y proponer indicadores de evaluación del desempeño de acuerdo con la normatividad. En las empresas de servicios públicos existe una tensión entre los criterios de eficiencia y equidad como consecuencia de la restricción de recursos. El marco normativo sobre tarifas impone condiciones que no cumplen necesariamente con el principio de equidad que sugerimos en el estudio. Para nosotros un subsidio es equitativo si logra que la tarifa que pagan los pobres, como porcentaje de su ingreso, es inferior a la que pagan los hogares ricos. La regulación colombiana en materia de servicios públicos no favorece una mejor distribución del ingreso en el país.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isospa
dc.publisherUniversidad Nacional de Colombia - Sede Bogotá
dc.relationhttp://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/19400
dc.relation.ispartofUniversidad Nacional de Colombia Revistas electrónicas UN Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales
dc.relation.ispartofRevista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales
dc.relation.ispartofseriesRevista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales; Vol. 16, núm. 28 (2006); 75-92 2248-6968 0121-5051
dc.rightsDerechos reservados - Universidad Nacional de Colombia
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.titlePlano de gestão, balanced scorecard e análise da eficiência e eqüidade tarifária na empresa de aqueduto e esgoto de facatativa
dc.typeArtículo de revista
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/article
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.eprintshttp://bdigital.unal.edu.co/22742/
dc.relation.referencesGonzález, Jorge Iván and Bonilla Sebá, Edna and Guerrero Chaparro, Germán (2006) Plano de gestão, balanced scorecard e análise da eficiência e eqüidade tarifária na empresa de aqueduto e esgoto de facatativa. Revista Innovar Journal Revista de Ciencias Administrativas y Sociales; Vol. 16, núm. 28 (2006); 75-92 2248-6968 0121-5051 .
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.subject.proposalPlano de gestão
dc.subject.proposalBalanced Scorecard
dc.subject.proposalindicadores de gestão
dc.subject.proposalavaliação de desempenho
dc.subject.proposaltarifas serviços públicos
dc.subject.proposalsubsídios em tarifas
dc.subject.proposaleficiência
dc.subject.proposaleqüidade
dc.subject.proposalplan de gestión
dc.subject.proposalBalanced Scorecard
dc.subject.proposalindicadores de gestión
dc.subject.proposalevaluación del desempeño
dc.subject.proposaltarifas de servicios públicos
dc.subject.proposalsubsidios en tarifas
dc.subject.proposaleficiencia
dc.subject.proposalequidad
dc.subject.proposalmanagement plan
dc.subject.proposalbalanced scorecard
dc.subject.proposalmanagement indicators
dc.subject.proposalperformance evaluation
dc.subject.proposalpublic service tariffs
dc.subject.proposaltariff subsidies
dc.subject.proposalefficiency
dc.subject.proposalequity
dc.subject.proposalPlan de gestion
dc.subject.proposalBalanced Scorecard
dc.subject.proposalindicateurs de gestion
dc.subject.proposalévaluation du rendement
dc.subject.proposaltarifs des services publics
dc.subject.proposalsubvention de tarifs
dc.subject.proposalefficacité
dc.subject.proposalégalité
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.coarversionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.contentText
dc.type.redcolhttp://purl.org/redcol/resource_type/ART
oaire.accessrightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2


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